Notícias

Reformas transformam casas iguais em estilo clássico e moderno

 

Duas casas idênticas, frente a frente, numa viela paulistana são compradas pela mesma pessoa que transforma uma delas em uma casa clássica e a outra em moderna. Numa delas, destinada a receber inquilinos depois da empreitada, a beleza e o bom estado dos acabamentos sugeriam um restauro com atmosfera italiana. Na outra, um jeito moderno e prático faz uma mudança radical.

As donas se chamam Andrea Lucchesi e Roberta Alonso, e cada uma vive com o respectivo marido. O primeiro casal buscava um cantinho para alugar quando encontrou o sobrado recém-renovado. Acabamentos meticulosamente recuperados deram indícios do zelo com que os seis meses de trabalho, em 2011, haviam sido conduzidos pela arquiteta paulista Luciana Galves – e imprimem ao lugar um clima aconchegante. Conquistaram a dupla de imediato.

Na calçada em frente, a versão era outra. Chamada em 2010 para cuidar da residência de iguais 145 m², completamente deteriorada, a encarregada do projeto e da administração da obra trocou ali também telhado e redes elétrica e hidráulica, mas precisou lidar, ainda, com um extenso reforço da estrutura. Tudo para abrir espaço ao solário desejado pela cliente.

Ao fim de 12 meses, novas feições (e rotinas) desenharam-se na vila. No lado par, é comum ver a sociável locatária sair da fachada avermelhada em direção às costumeiras reuniões com os vizinhos. Já na fileira ímpar, avista-se pelo janelão da morada cinza a reservada proprietária trabalhando no mezanino.