Notícias
Argamassas industrializadas

Por que usar argamassa industrializada? Entenda as vantagens para a sua obra

Você já ouviu a expressão “barato que sai caro”? De fato, em muitos casos, investir um pouco mais em produtos e serviços de qualidade pode gerar melhores resultados a longo prazo, poupando tempo e dinheiro.

argamassas industrializada
Foto: freepik

É o caso da argamassa industrializada. Este produto, introduzido no mercado da construção civil na década de 1990, se diferencia da argamassa comum por não haver a necessidade de virá-la na obra. Simples de preparar, o recurso apresenta um melhor custo-benefício frente ao aumento da produtividade e do aproveitamento de material que acarreta. Continue a leitura e saiba mais sobre as vantagens dessa opção!

Vantagens da argamassa industrializada para a sua obra

Entre as principais vantagens da argamassa industrializada, estão a não-aderência à ferramenta ao ser projetada e o preenchimento total de reentrâncias de superfície.

Além disso, o controle de produção, a manutenção da uniformidade do material e o emprego de tecnologias em seu processo produtivo promovem a proporção ideal de cada componente à mistura, garantindo assim a completa hidratação do revestimento após a aplicação.

argamassas industrializadas
Foto: divulgação

Essa característica facilita a aplicação e promete uma obra mais limpa, com menos resíduos e desperdício de material. Este fator pode ser decisivo quando falamos de grandes obras, como edifícios, uma vez que o produto garante uma maior racionalização de recursos no canteiro e redução significativa da quantidade de mão de obra envolvida em seu processo preparatório.

Dicas e cuidados para a aplicação

Após a mistura – que leva somente águaa aplicação da argamassa industrializada pode ser feita manualmente com uma desempenadeira ou colher de pedreiro.

Outra opção é utilizar um equipamento de projeção, que garante maior aderência e melhor cobertura da área. A projeção pode se dar através de um sistema de fluxo contínuo ou de spray, que enche e esvazia o compartimento ao longo das aplicações.

De início, a argamassa industrializada representa um investimento inicial mais elevado em comparação às soluções comuns disponíveis no mercado. Ao observar o médio e longo prazo, porém, a escolha do produto acaba por ser mais econômica, já que a sua mistura requer apenas água e a logística de matérias-primas no interior do canteiro é reduzida, acarretando significativamente na redução de mão de obra envolvida no “processo argamassa”.

Embora se trate de um procedimento simples, a mão de obra deve estar capacitada para a preparação da mistura, uma vez que a dosagem correta dos componentes (argamassa + água) determina o sucesso do processo.

Tipos específicos de argamassa para cada nicho da construção civil

Por ser um produto desenvolvido tecnologicamente, as argamassas industrializadas passaram por um processo de diversificação para contemplar diferentes nichos. Entre as alterações, foram realizadas remodelações específicas para atender procedimentos de assentamento, rejunte e revestimento, entre outros usos.

A argamassa é produzida a partir de areia seca com teor de inchamento próximo a zero e vazios reduzidos entre os grãos, deixando assim a retração do produto quase neutra. Aditivos próprios para cada especificação determinarão o desempenho da argamassa em cada nicho. Cada vez mais, a tendência é de que o mercado se empenhe em desenvolver produtos mais específicos.

Atualmente, um dos nichos que mais utiliza as argamassas industrializadas é o de fachadas. Por estarem expostas à ação de intempéries, a entrada dos estabelecimentos deve não apenas ter base para a pintura e demais acabamentos, mas também ser vedada contra infiltrações e ruídos externos. Estas medidas só podem ser garantidas pela argamassa – e o uso do tipo industrializado contribui para uma melhor execução da fachada.

Argamassas industrializadas
Foto: Freepik

Ainda é possível testar o produto previamente em painéis (protótipos), a fim de mapear fissuras, outros problemas de execução e adequação da mão de obra para a utilização do material. Outro nicho contemplado pela solução é o de assentamento de porcelanatos e pastilhas, que pedem especificamente por argamassa colante (AC-III) – propriedade só existente na linha industrializada.

Procurando a melhor opção de argamassa para a sua obra?

Na hora de adquirir a argamassa industrializada, faça questão de comprar de marcas reconhecidas e com altos padrões de qualidade. Este produto merece atenção especial quanto à sua procedência e os cuidados relativos ao seu armazenamento.

Com 64 anos de tradição e investimento constante em pesquisa e inovação, a FIDA conta com uma linha completa de argamassas industrializadas, com indicações de uso para a melhor performance do produto. Conheça o nosso catálogo e conte com quem mais entende de obra no seu empreendimento!