Notícias

Fida oferece argamassa que pode ser utilizada em bombeamento a seco

O recebimento, estocagem, movimentação e preparação das argamassas já não são mais problema em uma grande obra. Com a invenção da argamassa industrializada se reduziu muito o número de trabalhadores envolvidos nesse processo, respeitando as normativas exigidas.

 

A Fida, na busca de garantir o aumento da produtividade e a redução do tempo nas movimentações que eram feitas com a argamassa, criou um produto que pode ser fornecido a granel e armazenado em silos com capacidade de 20 toneladas, posicionados em pontos estratégicos dentro do canteiro de obras. Além do aumento de produtividade, o sistema de silos extingue os resíduos gerados por embalagens, diminui o desperdício de material e permite uma melhor racionalização do canteiro de obras.

reboco projetado
O abastecimento do silo é feito por meio de um caminhão graneleiro, reduzindo custos com embalagem, transporte, mão de obra de carga e descarga, entre outros. O sistema de bombeamento ainda facilita o transporte vertical de argamassas e reduz o fluxo de carregamento de material pelo guincho.

 
Bombeamento a seco
Um equipamento importado da Europa permite que o sistema de bombeamento a seco seja acoplado diretamente ao silo. O compressor de ar bombeia a argamassa no estado seco até o pavimento em que estão atuando as frentes de trabalho. A argamassa seca cai diretamente dentro de uma argamassadeira que prepara o produto com a quantidade necessária de água e projeta-o. Um sistema de nível a laser regula a quantidade de argamassa que deve ser bombeada do silo, mantendo a projetora sempre cheia e não deixando cair a produtividade das equipes.

 
Obras que não dispõem de espaço físico para a implantação do silo de armazenamento não precisam deixar de usar o bombeamento a seco. Por meio do sistema “rasga saco”, um operário alimenta a projetora rasgando sacos de argamassa em um recipiente com sensores a laser que controla o nível de argamassa seca presente no equipamento de projeção. Ao cair o nível de argamassa, o compressor é acionado automaticamente, bombeando a argamassa para o pavimento onde está sendo executado o revestimento.

 

Esses benefícios, juntamente com o baixo desperdício de material, tornam o fornecimento de argamassas industrializadas a melhor opção para as grandes obras.