Notícias
Funcionários posam com os filhos na fábrica da FIDA em Caçapava do Sul (RS), participando do projeto FIDA Kids

FIDA Kids: Projeto aproxima pais e filhos na sede da empresa

Quando se é criança, descrever a profissão dos pais pode ser bastante confuso. Sabemos que, todos os dias, um ou ambos os adultos saem de casa para se dedicar ao trabalho e sustentar a família. Mas para onde será que eles vão? O que fazem por horas e horas a fio? Como essas atividades agregam a outras pessoas e à nossa cidade?

Para esclarecer as crianças quanto à ocupação do pai ou da mãe, a FIDA abriu o ano de 2019 com um novo projeto comunitário: o FIDA Kids. A iniciativa vem para integrar os filhos dos colaboradores à fábrica, apresentando as atividades desempenhadas pelos pais e as funções de diferentes setores da empresa. A primeira visitação do projeto aconteceu no dia 21 de fevereiro, animando a tarde da equipe FIDA e de nove pequenos participantes.

Integração em família

A valorização dos colaboradores e da comunidade de Caçapava do Sul, cidade-sede da FIDA, é uma missão permanente para a empresa. Além de contribuir com a economia local, prestando serviços e gerando empregos, a organização promove visitações à fábrica regularmente, para aproximar estudantes, técnicos e o público em geral da rotina produtiva.

O FIDA Kids foi idealizado pelo setor de qualidade da empresa como uma forma de, ao mesmo tempo, mobilizar os colaboradores, aproximar as famílias e proporcionar momentos de aprendizado e diversão às crianças.

Visita dos filhos dos colaboradores à fábrica da FIDA. Fotos: Divulgação

Esse projeto aparentemente simples é algo que tem muita importância. Primeiro, porque os colaboradores podem mostrar na prática aos filhos o que fazem nas horas em que estão longe de casa, o quanto colaboram para o desenvolvimento da empresa e do município. E para as crianças, é uma forma de conhecerem o funcionamento de uma indústria e de reconhecerem o trabalho de seus pais”, afirma Jhulien Loreto, tecnóloga de minas e responsável pela gestão da qualidade na FIDA.

Jhulien, que organiza e conduz as visitações à fábrica, conta que a primeira experiência com o FIDA Kids foi marcante para todos os envolvidos. “Os pais ficaram apreensivos e emocionados com a visita, e as crianças ficaram surpresas com o tamanho da empresa e com as atividades desenvolvidas”, diz a técnica.

Visita dos filhos dos colaboradores à fábrica da FIDA. Fotos: Divulgação

Como funciona

O projeto FIDA Kids prevê visitações trimestrais de turmas de até 12 crianças, com idades entre 7 e 15 anos. Os colaboradores inscrevem os filhos na ação e os pequenos são levados até a fábrica pelo transporte da própria FIDA.

Já no local, as crianças são guiadas por cada setor da empresa, aprendendo sobre os processos produtivos e cuidados com o meio ambiente. No encontro com os pais – a hora mais aguardada da visita – os filhos acompanham de perto a execução do trabalho, premiando seus heróis com uma medalha especial. O tour se encerra no refeitório da fábrica, com um lanche coletivo e distribuição de brindes.

A próxima visitação do FIDA Kids acontecerá em maio, em data ainda a ser definida. Desde agora, porém, a certeza é de outro dia inesquecível para as famílias participantes!