Notícias

FIDA 65 anos | ACONTECIA EM 1954

Em 1954, no município de Caçapava do Sul – RS, nasce a Irmãos Cioccari & Cia Ltda. Utilizando as iniciais de seus nomes, os irmãos Firmino Cioccari e Dary Cioccari, começaram suas atividades no ramo da agricultura. Acompanhando o desenvolvimento da construção civil, a FIDA diversificou suas atividades, atuando na mineração, produção de cal e argamassas. Devido à melhoria da produtividade proporcionada pelo calcário agrícola, seu uso hoje é fundamental para atender as demandas da agricultura. A FIDA possui hoje modernos métodos produtivos para atender esta demanda.

Sempre buscando inovar, a FIDA é a maior produtora de fertilizante rico em calcário na região sul do Brasil. Com a participação de seus novos diretores Paulo e Irani Cioccari desenvolveu-se uma empresa com visão moderna, dos métodos produtivos e administrativos. A empresa, desde seu início, tem como objetivo de negócio desenvolver e produzir os melhores produtos e soluções para o agronegócio e construção civil, visando o crescimento sustentável.

Como citamos acima, nesse ano a FIDA era fundada. Você sabe alguns fatos importantes que aconteceram nesse período em diferentes áreas? Continue lendo o artigo e confira.

Autores e Literatura Gaúcha 

Neste mesmo ano, o Rio Grande do Sul ganhava importantes clássicos da literatura. Em 1954, o escritor renomado Simões Lopes Neto lançou “Cancioneiro Guasca” – anos depois de criar as obras “Contos Gauchescos” e “Lendas do Sul”. Também, Cyro martins, escritor e psicanalista, publicava “Estrada nova”, que foi uma parte da famosa “Trilogia do gaúcho a pé” (que retratava as condições da vida no campo). Ainda no universo da literatura, nosso eterno Érico Veríssimo também lançava neste ano a novela “Noite”, enquanto, nesse meio tempo, escrevia a trilogia histórica de “O Tempo e o Vento”, considerada uma das mais importantes obras literárias do Brasil – que conta a trajetória e gerações de uma família em meio a saga e fatos históricos do Rio Grande do Sul, além de imortalizar personagens como Pedro Missioneiro, Ana Terra, Bibiana e Capitão Rodrigo.

Um dos Símbolos Gaúchos: O Laçador

Dando sequência em fatos históricos do nosso Estado, em 1954 criou-se a famosa Estátua do Laçador. O monumento é um item histórico de Porto Alegre, ponto turístico da capital e representa o gaúcho pilchado com os trajes típicos da cultura. A obra é de autoria do escultor gaúcho Antônio Caringi, inspirada no compositor e folclorista, Paixão Côrtes, um ícone da cultura regional. A Estátua do Laçador, feita de gesso, surgiu de uma competição que buscava por uma obra em que os gaúchos pudessem se identificar. Este ano, no aniversário de 247 anos de Porto Alegre, a Secretaria Municipal da Cultura da capital, com o apoio da FIDA, criou uma estrutura especial para que os visitantes pudessem fotografar junto ao monumento.

Museu de Artes do Rio Grande do Sul

Nesse mesmo ano que a FIDA iniciava suas atividades, o MARGS foi fundado. O Museu de Arte do Rio Grande do Sul é o principal acervo de arte do Estado e um dos mais importantes do país. São mais de 5 mil obras de arte, desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais. O MARGS exerce uma função cultural preponderante no Estado. Em pleno contato com outros museus do país, proporciona suporte e exibição de projetos nacionais e internacionais. Sendo já desde sua fundação um agente decisivo na dinamização do circuito cultural gaúcho, em décadas recentes o museu tem trazido a Porto Alegre exposições de grande importância. Também tem abrigado seções especiais da Bienal do Mercosul em todas as suas edições, desde 1997. O Museu é parada obrigatória quando o assunto é cultura na capital e está localizado na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre.

FIDA 65 Anos

Ao longo do mês de aniversário, publicamos fatos históricos ocorridos a 65 anos atrás, no ano de 1954. Saudamos este ano da fundação da empresa pois é um marco histórico para a FIDA – em meio à essas datas importantes e relevantes começou nossa longa e bonita trajetória . São 6 décadas e meia onde todos os dias centenas de pessoas fazem e realizam uma série ofícios com muito empenho e dedicação para gerar produtos da melhor qualidade para todos os gaúchos e os brasileiros. A FIDA tem orgulho de ser uma empresa genuinamente gaúcha que participou da história do Estado ao longo do tempo. Entre no site e confira mais sobre nossos produtos.