Notícias

Conheça a argamassa Termofida e as suas principais aplicações na construção civil

A indústria da construção civil está em constante evolução para atender às necessidades do mercado. Pensando nisso,  gostaríamos de apresentar a argamassa Termofida, desenvolvida especificamente para promover o isolamento térmico de edificações, seja com o objetivo de prevenir incêndios na aplicação em paredes corta-fogo, ou no resfriamento de ambientes

A argamassa Termofida é um produto bastante versátil e pode ser aplicado tanto em revestimentos internos quanto externos, em todos os tipos de edificações. 

O produto foi criado especificamente para atender à norma NBR 15575 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em vigor desde 2013, que regulamenta o desempenho das edificações habitacionais, delimitando o que não deve faltar em uma obra de construção civil, do ponto de vista técnico. 

Sobre a questão do desempenho térmico, os projetos de edificações devem observar a prevenção de incêndios, assim como o conforto térmico dos usuários e a economia de energia, ao utilizar materiais que isolam a temperatura, diminuindo a troca térmica entre os ambientes. 

Eficiência comprovada

A argamassa Termofida pode ser aplicada em escadarias, elevadores e outros ambientes compartimentados, que exijam a resistência ao fogo e às altas temperaturas. Uma grande vantagem deste produto é a sua composição leve, que acaba tornando toda a edificação mais leve, consequentemente. 

Em testes realizados nos Institutos Tecnológicos da Unisinos, no RS, um sistema com um bloco de 7 cm de largura e 3 cm do produto aplicado resistiu ao fogo por duas horas. Já um bloco com 11,5 cm, com 2 cm de argamassa, resistiu por quatro horas. Esses dados mostram a qualidade e a resistência do produto a situações extremas. Uma das razões para isso é que a argamassa Termofida elimina os vapores da água durante a combustão, “atrasando” a ação das chamas. 

Outra ótima aplicação do produto é em edificações que recebem incidência solar direta. A argamassa Termofida promove a diminuição do uso do ar condicionado, aumentando o conforto térmico. Em regiões com invernos muito rigorosos sua aplicação também é recomendada, já que o produto reduz a troca de calor com o ambiente externo, evitando a queda de temperatura. 

A argamassa pode ser aplicada sobre diversos tipos de acabamento ou superfície como, por exemplo, paredes de alvenaria, além de ser um produto sustentável e ecologicamente correto. O produto é feito à base de cimento e é composto por agregados naturais leves e aditivos químicos. Você pode adquiri-lo em embalagens de 16 kg, com um rendimento de 5 kg por m². A sua condutividade térmica é de 0,055W/mk e a sua resistência ao fogo é de CF240/PC240.

Se você possui qualquer dúvida quanto às especificações técnicas da argamassa Termofida entre em contato com a nossa equipe, pelos telefones (55) 3281-1323 ou (51) 99889-3484 ou pelos e-mails laboratoriomatriz@fida.com.br ou engenharia@fida.com.br. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para você, que atua no mercado da construção civil. Até a próxima!