Notícias

Cal na Construção Civil: entenda porquê ela é insubstituível

A cal é um dos produtos mais versáteis utilizadas em nossa sociedade. Foi amplamente utilizada, junto da areia, nas pirâmides do Egito Antigo, e na construção da Muralha da China. Hoje em dia é empregada na construção civil, agropecuária, siderurgia, produção de papel e celulose, tratamento de água… Diversas atividades utilizam a cal em larga escala em seus processos.

A cal é produzida a partir da extração do calcário, uma rocha sedimentar rica em minerais. Depois de extraídas, as pedras de calcário são moídas e queimadas em fornos industriais com temperaturas entre 900º e 1.000ºC, processo conhecido como calcinação. A partir disso é obtida a cal virgem ou cal viva.

Após a calcinação, o produto ainda não pode ser diretamente aplicado em nenhuma superfície. Antes, ele deve passar por um processo de hidratação, realizado de maneira industrial, gerando a cal hidratada. Já a cal hidráulica conta com a adição de cinzas, que ajudam na economia de cimento na obra.

Na construção civil, a cal funciona como uma substância aglomerante, ou seja, é o produto que “dá a liga” para a argamassa utilizada em assentamentos e revestimentos. Após o período de secagem (chamado de “cura”), a cal volta a “ser rocha”, trazendo resistência extra, e sua eficácia é tão elevada que até hoje nenhum outro agregado consegue substituí-lo, seja químico ou natural. A cal também é usada na pintura de paredes, seja como base para tinta ou para acabamentos mais rústicos, em um método conhecido como caiação.

As vantagens da cal hidratada sobre os substitutos no mercado

A cal hidratada é indicada para o uso em argamassas de assentamento, rebocos e massa fina, proporcionando maior rendimento. Lembrando que a argamassa é uma mistura de cal, cimento e areia.

A sua propriedade aglomerante também promove maior resistência e reduz a quantidade de cimento necessária na obra. Outras vantagens de utilizar a cal hidratada são:

  • Dispensa o uso de qualquer tipo de aditivo na mistura. Alguns aditivos adicionam bolhas de ar na argamassa, que reduzem o peso e sua resistência. Além disso não combatem a geração de mofo
  • Ausência de substâncias voláteis potencialmente tóxicas que podem estar presentes nos aditivos misturados na argamassa, fabricados a partir de polímeros
    Hidrata o cimento durante a secagem, o que aumenta a “elasticidade” do revestimento depois de seco, o que evita o surgimento de fissura e trinca nas paredes
  • A propriedade alcalina da cal torna o revestimento bactericida e fungicida, combatendo o mofo
  • Permite a transpiração e evita o descolamento da tinta e a formação de bolhas nas superfícies

Os substitutos da cal disponíveis no mercado, como os plastificantes, não proporcionam as vantagens listadas acima. Também é interessante citar que utilizar a cal na pintura, seja como base ou como acabamento, tem um custo menor que o uso da tinta acrílica ou em PVA (Acetato de Polivinila).

Aplicações: versatilidade da cal em diversos contextos

A cal é insubstituível na construção civil, em conjunto com a argamassa ou no tratamento do solo como base asfáltica, mas também e uma importante aliada em muitos outros setores, como por exemplo a pecuária, no tratamento de desinfestação de chiqueiros de porcos e aviários. Suas propriedades bactericidas ajudam no controle da qualidade da água em açudes, bem como o tratamento de efluentes. Os curtumes também utiliza a cal, para tratamento do couro.

Cuidados no armazenamento

Porém, fique atento a alguns cuidados no momento de utilizar o produto. A cal hidratada não pode ser armazenada em contato direto com o solo ou paredes porque absorve água. Você também deve evitar deixar o produto armazenado por um período maior que seis meses, pois pode perder algumas das propriedades que citamos acima.

E então, está convencido das vantagens de utilizar a cal hidratada na sua obra? Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a equipe de atendimento da FIDA pelo formulário na página da Cal Hidratada Especial, para que possamos responder todas elas. Após inserir seus dados, enviaremos para você a ficha técnica do produto, e o catálogo completo com toda nossa linha de soluções para a construção civil. Até a próxima!