Notícias

Agronegócio Brasileiro demonstra sinais de crescimento

 

A Perspectiva para o próximo ano é de crescimento

O mercado do agronegócio é um dos principais propulsores da economia brasileira, ficando responsável por 1/5 do Produto Interno Bruto Nacional (PIB).  Em 2018, em consequência de instabilidades econômicas e de safras prejudicadas pelo clima, o setor passou por um período de baixa rentabilidade. Este ano o cenário é de recuperação e o mercado está cada vez mais otimista pelos números alcançados.

De acordo com os dados atualizados que foram divulgados recentemente pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o incremento do PIB do setor agropecuário em 2019 terá um crescimento de 1,4%, e para o próximo ano a projeção é de um aumento de até 3,5%. As boas notícias não param por aí, o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) – índice que apresenta uma estimativa da geração de renda do meio rural para acompanhamento do desempenho do setor como um todo – deve atingir R$ 606,2 bilhões este ano. A projeção indica um aumento de 1,7% em comparação a 2018. 

A agricultura tem superado as expectativas com o aumento dos números, o exemplo mais positivo é a safra de grãos 2018/2019 que bateu o recorde de produção, alcançando o valor de 242,0 milhões de toneladas. Segundo levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a próxima safra, impulsionada pelas culturas de algodão e milho, terá um crescimento de 3,4% em relação a interior.

A FIDA acredita que uma boa colheita depende da qualidade da terra em que se planta. A nutrição correta do solo é essencial para que a plantação cresça e dê bons resultados. Pensando nisso, a Fida desenvolveu uma linha de produtos para manter a lavoura com qualidade, garantindo uma ótima colheita e um solo com futuro produtivo. Entre eles, destacamos o Fidagran, o Calcário Agrícola e o Remineralizador.

Fidagran® é um fertilizante granulado que repõe os nutrientes necessários ao solo, regulando o pH e proporcionando para as primeiras raízes condições ideais para seu desenvolvimento na busca de nutrientes e água. É um fertilizante rico em cálcio, magnésio, enxofre e boro. É elaborado a partir de carbonato de cálcio e magnésio, óxido de cálcio e magnésio, sulfato de cálcio, enxofre elementar, conchas marinhas e outros carbonatos.

O Calcário Agrícola® é um produto resultante da fina moagem da rocha calcária. É basicamente composto por carbonato de cálcio.Os solos brasileiros são, em sua maioria, ácidos. É num ambiente de neutralidade que as plantas adquirem máxima produtividade. A utilização do calcário é a maneira mais usual de se corrigir o pH do solo. O calcário agrícola é indicado para a execução da calagem, ou seja, a correção da acidez do solo. 

O Remineralizador FIDA® rejuvenesce e mantém a fertilidade dos solos. Podemos considerá-la um fertilizante natural de aplicação imediata, onde as plantas se apropriam dos nutrientes na medida em que elas necessitam, e o restante fica no solo e será usado nas próximas safras. 

Em formato de pó, é formado por um mix de rochas de composição silicática a carbonáticas e possui uma vasta gama de nutrientes fundamentais para o metabolismo das plantas. Estas partículas (pó) são intemperizadas e colonizadas por micro-organismos solubilizadores que, ao utilizá-las no seu metabolismo, fazem com que os nutrientes e micronutrientes presentes no pó da rocha possam ser aproveitados pelas plantas.

No atual contexto de crescimento econômico, a FIDA enaltece seu orgulho por se manter como um ponto de referência dentro do setor, cada vez mais promissor e importante para a economia. A empresa reforça seu otimismo com a perspectiva de um novo crescimento para 2020 e estamos prontos para ajudar você com o aumento da produtividade através de nossa linha de produtos. Entre em contato e conheça nossas soluções para o agronegócio.