Blog
Argamassa Projetada

Tudo que você precisa saber: Argamassa Projetada Fida

Fundamental no auxílio do isolamento térmico, acústico e na estanqueidade à água, o revestimento de argamassa projetada para fachadas demarca o final da etapa de revestimentos e o início da fase de acabamentos, sendo elemento imprescindível para proteger estruturas e vedações de agentes agressivos.

Produtividade x qualidade

A utilização de argamassa projetada aumenta a produtividade e a qualidade final de uma obra. De acordo com informações da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), enquanto um profissional leva um dia para aplicar manualmente o revestimento em uma superfície de 14 m², com o sistema racionalizado ele cobre, no mesmo período, uma área de 35m².

A qualidade do revestimento é, contudo, a principal vantagem do sistema de argamassa projetada, pois a aplicação fica mais uniforme, o que aumenta a eficácia da aderência.

Argamassa projetada x Argamassa convencional

No sistema de projeção a argamassa deve ser obrigatoriamente industrializada (a chamada AI) e específica para projeção, independente do equipamento que esteja sendo utilizado. O fornecimento da argamassa industrializada pode ocorrer em sacos, preferencialmente em paletes, ou a granel, com armazenamento em silos instalados em locais estratégicos dentro do canteiro de obras.

Por outro lado, as argamassas aplicadas por projeção mecânica tem ajuste nas propriedades reológicas aos equipamentos empregados e às condições de operação e exposição do produto ao longo dos anos.

Argamassa Projetada

Vantagens x tempo de aplicação

Além da redução do prazo, a utilização dos sistemas mecanizados para execução dos revestimentos de argamassas, tanto nas paredes internas como externas, proporciona ao construtor diversos ganhos, dentre os quais se destacam:

Qualidade e controle: Com a projeção de argamassa temos uma energia de aplicação mais uniforme o que aumenta a eficiência na aderência. O uso de produtos industrializados permite um controle muito mais eficiente dos materiais.

Racionalidade: por conta da independência dos serviços, obtêm-se canteiros mais limpos, com menos interferência, o que facilita as operações de controle, tanto no recebimento dos materiais como na execução da obra.

Produtividade: a partir do emprego dos equipamentos mecanizados de mistura, transporte e projeção, a mesma quantidade de serviços consegue ser executada se utilizando um menor contingente de mão-de-obra direta ou indireta, resultando numa expressiva redução no consumo de recursos físicos.

Sustentabilidade: a mecanização dos processos contribui de forma significativa para a redução do desperdício de materiais e para a queda do absenteísmo decorrente do esforço desprendido pelos operários. O resultado é uma obra com custos menores, o que atende aos aspectos ambientais, sociais e financeiros da sustentabilidade.

O que você precisa saber sobre a argamassa de projeção FIDA®

Argamassa Projetada

O reboco projetado FIDA® já vem pronto para uso, bastando adicionar água, portanto nenhum produto deve ser adicionado à mistura. Paredes executadas com blocos cerâmicos devem ser molhadas abundantemente antes da aplicação.

Reboco Projetado FIDA® – um saco de 25kg rende aproximadamente 20kg/m²/cm, ou seja, rende 1,25m² de parede rebocada com uma espessura de reboco de 1cm.

Reboco Projetado FIDA® à granel rende, aproximadamente, 50m² com um centímetro de espessura por tonelada.

Fonte: Construliga