Notícias
lavoura_fidagran

A IMPORTÂNCIA DO CALCÁRIO AGRÍCOLA NO SOLO

A história da humanidade registra que a calagem é uma ação agrícola utilizada há mais de três mil anos pelos romanos, que aprenderam a técnica junto aos gregos.

No mundo de inovações tecnológicas esta é uma das normas mais importantes da agricultura e o calcário agrícola é um insumo fundamental para grandes rendimentos nas plantações e ainda hoje agricultores possuem dúvidas sobre a calagem a partir do calcário agrícola.

Conheça as aplicações e os benefícios do uso do calcário agrícola.

ACIDEZ NO SOLO

Antes de falar do calcário agrícola convém discorrer sobre acidez no solo que está definido como a concentração de íons H+ contidos na solução do solo. Acidez no solo é um identificador de falta de nutrientes.

As razões mais comuns da acidez são a saída de nutrientes pelas raízes das plantas, a erosão do solo e ainda o emprego de fertilizantes acidificantes. As consequências da acidez do solo, além da carência de nutrientes, produzem o surgimento de espécies tóxicas tais como; Alumínio, Ferro, Manganês ainda reduzindo a força da sucção de água e das adubações nitrogenada e fosfatada, amplificando os custos com insumos e diminuindo a produtividade. Sendo umas das possibilidades de correção do solo se dá pela técnica de calagem que é praticado com o uso do calcário agrícola.

O QUE É CALCÁRIO AGRÍCOLA E SUAS APLICAÇÕES

O calcário agrícola é um produto decorrente da fina moagem da rocha calcária. É necessariamente formado por carbonato de cálcio ou carbonato de cálcio de magnésio. Os solos brasileiros geralmente são muitos ácidos, por isso, é recomendado a execução da calagem.

A calagem, a partir do calcário agrícola tem objetivos fundamentais como extinguir decorrências tóxicas do alumínio, proporcionar no solo teores ideais de cálcio e magnésio, diminuir efeitos tóxicos do manganês e o mais imprescindível, adequar o pH da solução do solo, para que os nutrientes se tornem assimiláveis pelas raízes de diversas culturas.

Além das ativações dos procedimentos biológicos nos solos através das ações dos micro-organismos, necessários para a acessibilidade dos nutrientes e também no favorecimento a decomposição da matéria orgânica. Um bom calcário agrícola tem suas ações sobre a solução dos solos de forma imediata, sendo que aos  3 meses seu efeito é total na correção.

OUTROS BENEFÍCIOS DO CALCÁRIO AGRÍCOLA

Fora a questão da correção do solo existem outros benefícios que devem ser mencionados entre eles estão:

  • Diminuição da implicação tóxica do Alumínio (Al);
  • Diminuição da retenção do Fósforo (P);
  • Aumento da disponibilidade do Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (MG), Enxofre (S) e Molibdênio (Mo) no solo;
  • Aumento da ação dos fertilizantes impedindo seu desperdício;
  • Aumento da firmeza dos tecidos as agressões externas como pragas e ventos, através do cálcio viabilizado pelo calcário que entra na composição das células das plantas;
  • Aumento da performance microbiana e a saída de nutrientes pela decomposição da matéria orgânica;
  • Melhoramento dos atributos físicos do solo, gerando melhor aeração e circulação de água;
  • Aumento da evolução radicular, fazendo com que as plantas desfrutem os nutrientes de um volume maior de solo e as torna mais resistente a falta de chuvas;
  • Aumento da produtividade das culturas pelo resultado de um ou mais benefícios citados anteriormente.

Nós da Fida produzimos o Calcário agrícola necessário para o solo de suas plantações.

Para se obter uma aplicação correta de calcário, inicialmente é necessário realizar uma boa amostragem do solo, entre em contato com nossa equipe.